Embora não possua este modelo achei por bem postar este artigo
como homenagem aos 90 anos da chegada dos blindados ao Brasil.
O Renault FT 17 é um marco na história dos blindados. Foi o primeiro carro de combate a receber uma torre com 360 graus de giro no topo de seu casco. Este formato conjugado a posição do motorista à frente e o motor na parte traseira do casco seria adotado na maioria dos carros e persiste até os dias de hoje. O historiador S. Zaloga o considera o primeiro carro de combate moderno e foi usado da primeira guerra mundial até a primeira guerra árabe-israelense.
Além das características já citadas o Renault FT possui uma tripulação de dois homens, peso de 6,5 t. e é acionado por um motor de 4 cilindros à gasolina. Apresentava também uma característica cauda metálica que lhe facilitava a transposição de trincheiras.
Seu desenvolvimento se iniciou em maio de 1916, devido à necessidade de um blindado pequeno fácil de produzir e barato, capaz de transportar uma metralhadora, para compensar as dificuldades de produção dos blindados existentes na França naquele momento, o St. Chamond e o Schneider.
Após um encontro com o futuro Gen. Estienne, Louis Renault, o fabricante de carros que não havia se interessado nos projetos de carros de combate médios, desta vez mostrou interesse no projeto de um carro de combate leve e concordou com o estudo deste veículo sob a direção de um de seus engenheiros Charles-Edmond Serre.
O primeiro protótipo em madeira ficou pronto em outubro de 1916 e em dezembro outro mais refinado sendo feito um pedido inicial de 100 unidades A partir daí recebeu a designação de FT que é simplesmente um código de designação dado em ordem sequencial aos produtos da Renault.
Enfrentou algum antagonismo até sua aceitação.
O modelo sofreu vários melhoramentos durante a guerra. O mais chamativo é o relacionado a sua torre e armamento, originalmente designado char mitrailleur possuia uma torre moldada redonda e levava uma metralhadora Hotchkiss de 8 mm. Houve mais duas versões de torre uma octogonal rebitada também chamada de torre Berliet e uma redonda e rebitada chamada de torre Girod. Ambas podiam ser equipadas com a Hotchkiss ou com um canhão Puteaux SA 18 de 37 mm. /L21 (vinte e um calibres de comprimento de tubo). Porém alguns problemas persistiram durante toda a guerra como a correia do ventilador de seu sistema de arrefecimento.
Outras versões surgiram como um equipado com um obuseiro de 75 mm. e uma versão produzida nos EUA com pequenas diferenças.
Enfrentou algum antagonismo até sua aceitação.
O modelo sofreu vários melhoramentos durante a guerra. O mais chamativo é o relacionado a sua torre e armamento, originalmente designado char mitrailleur possuia uma torre moldada redonda e levava uma metralhadora Hotchkiss de 8 mm. Houve mais duas versões de torre uma octogonal rebitada também chamada de torre Berliet e uma redonda e rebitada chamada de torre Girod. Ambas podiam ser equipadas com a Hotchkiss ou com um canhão Puteaux SA 18 de 37 mm. /L21 (vinte e um calibres de comprimento de tubo). Porém alguns problemas persistiram durante toda a guerra como a correia do ventilador de seu sistema de arrefecimento.
Outras versões surgiram como um equipado com um obuseiro de 75 mm. e uma versão produzida nos EUA com pequenas diferenças.
Em 1921 chegaram ao Brasil seus primeiros carros de combate, 12 Renaults FT 17, iniciando-se assim a história dos blindados no Exército Brasileiro. Parabéns a todos que com eles trabalharam e ainda trabalham.
O FT 17 no Bovington Tank Museum. Note-se a torre original moldada com seu topo obliquo.
Fonte: www.wikipedia.org
O FT 17 no Museu Conde de Linhares, com a torre Berliet.
Fonte: www.wikipedia.org
FT 17 com a torre Girod ecanhão 37 mm. no Centro de Instrução de Blindados do Exército. Aguardando restauração
Fonte: Coleção de fotos do autor
Detalhes da Torre Girod
Fonte: Coleção de fotos do autor
Detalhes da torre Girod
Fonte: Coleção de fotos do autor
Parte dianteira da suspensão mostrando a roda de madeira.
Fonte: Coleção de fotos do autor
Parte traseira da suspensão e casco. Nota-se ainda a ausência da cauda que o ajudava a cruzar trincheiras.
Fonte: Coleção de fotos do autor
Foto: O mesmo FT 17 já restaurado, com sua pintura e emblemas originais.
Fonte: Coleção de fotos do autor.
Foss, Christopher E. The illustrated encyclopedia of world's tanks and fighting vehicles. London. Salamander books. 1977.
Gudmundson, Bruce I. On armor.Lonndon. Praeger. 2004.
http://en.wikipedia.org/wiki/Renault_FT
Macksey, Kenneth. Tank. Toronto. Ballantine Books. 1971.
Smith, Uri. Tanks & weapons of World War I. Turnhout. BPC Publishing. 1973.
Zaloga, Steven. French tanks of wolrd war I. Oxford. Osprey. 2010.
Última atualização: 11/01/12
O Sr sabe dizer qual o dia da chegada dos Renault ao Brasil em 1921 para a comemoração dos 100 anos de blindados no Brasil?
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