Páginas

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

O Renault FT 17 - Primeiro carro de combate do Brasil

Embora não possua este modelo achei por bem postar este artigo 
como homenagem aos 90 anos da chegada dos blindados ao Brasil.


O Renault FT 17 é um marco na história dos blindados. Foi o primeiro carro de combate a  receber uma torre com 360 graus de giro no topo de seu casco. Este formato conjugado a posição do motorista à frente e o motor na parte traseira do casco seria adotado na maioria dos carros e persiste até os dias de hoje. O historiador S. Zaloga o considera o primeiro carro de combate moderno e foi usado da primeira guerra mundial até a primeira guerra árabe-israelense.
Além das características já citadas o Renault FT possui uma tripulação de dois homens, peso de 6,5 t. e é acionado por um motor de 4 cilindros à gasolina. Apresentava também uma característica cauda metálica que lhe facilitava a transposição de trincheiras.
Seu desenvolvimento se iniciou em maio de 1916, devido à necessidade de um blindado pequeno fácil de produzir e barato, capaz de transportar uma metralhadora, para compensar as dificuldades de produção dos blindados existentes na França naquele momento,  o St. Chamond e o Schneider.
Após um encontro com o futuro Gen. Estienne, Louis Renault, o fabricante de carros que não havia se interessado nos projetos de carros de combate médios, desta vez mostrou interesse no projeto de um carro de combate leve e concordou com o estudo deste veículo sob a direção de um de seus engenheiros Charles-Edmond Serre.
O primeiro protótipo em madeira ficou pronto em outubro de 1916 e em dezembro outro mais refinado sendo feito um pedido inicial de 100 unidades A partir daí recebeu a designação de FT que é simplesmente um código de designação dado em ordem sequencial aos produtos da Renault.
Enfrentou algum antagonismo até sua aceitação.
O modelo sofreu vários melhoramentos durante a guerra. O mais chamativo é o relacionado a sua torre e armamento, originalmente designado char mitrailleur possuia uma torre moldada redonda e levava uma metralhadora Hotchkiss de 8 mm. Houve mais duas versões de torre uma octogonal rebitada também chamada de torre Berliet e uma redonda e rebitada chamada de torre Girod. Ambas podiam ser equipadas com a Hotchkiss ou com um canhão Puteaux SA 18 de 37 mm. /L21 (vinte e um calibres de comprimento de tubo). Porém alguns problemas persistiram durante toda a guerra como a correia do ventilador de seu sistema de arrefecimento.
Outras versões surgiram como um equipado com um obuseiro de 75 mm. e uma versão produzida nos EUA com pequenas diferenças.

Em 1921 chegaram ao Brasil seus primeiros carros de combate, 12 Renaults FT 17, iniciando-se assim a história dos blindados no Exército Brasileiro. Parabéns a todos que com eles trabalharam e ainda trabalham.



O FT 17 no Bovington Tank Museum. Note-se a torre original moldada com seu topo obliquo.
Fonte: www.wikipedia.org










O FT 17 no Museu Conde de Linhares, com a torre Berliet.
Fonte: www.wikipedia.org


FT 17 com a torre Girod ecanhão 37 mm. no Centro de Instrução de Blindados do Exército. Aguardando restauração
Fonte: Coleção de fotos do autor






Detalhes da Torre Girod

Fonte: Coleção de fotos do autor





Detalhes da torre Girod
Fonte: Coleção de fotos do autor










Parte dianteira da suspensão mostrando a roda de madeira.
Fonte: Coleção de fotos do autor






Parte traseira da suspensão e casco. Nota-se ainda a ausência da cauda que o ajudava a cruzar trincheiras.
Fonte: Coleção de fotos do autor


















Foto: O mesmo FT 17 já restaurado, com sua pintura e emblemas originais.

Fonte: Coleção de fotos do autor.














Obras consultadas

Foss, Christopher E. The illustrated encyclopedia of world's tanks and fighting vehicles. London. Salamander books.  1977.
Gudmundson, Bruce I. On armor.Lonndon. Praeger. 2004.
http://en.wikipedia.org/wiki/Renault_FT
Macksey, Kenneth. Tank. Toronto. Ballantine Books. 1971.
Smith, Uri. Tanks & weapons of World War I. Turnhout. BPC Publishing. 1973.
Zaloga, Steven. French tanks of wolrd war I. Oxford. Osprey. 2010.

Última atualização: 11/01/12

Um comentário:

  1. O Sr sabe dizer qual o dia da chegada dos Renault ao Brasil em 1921 para a comemoração dos 100 anos de blindados no Brasil?

    ResponderExcluir