Conservar efetivos é uma preocupação primordial de qualquer força armada em campanha, não só pela questão do número de combatentes mas também por uma questão psicológica de que uma vez ferido o indivíduo terá chance de ser evacuado e receber tratamento adequado.
Desde que os primeiros elementos de saúde passaram a acompanhar os exércitos em campanha notou-se um aumento da sobrevida dos combatentes. Com a evolução da guerra e da medicina o panorama da prestação de assistência mudou ao longo dos tempos.
A mecanização do combate criou a necessidade de meios que acompanhassem a velocidade e mobilidade das tropas ao mesmo tempo alongando as distâncias até instalações médicas mais bem aparelhadas.
Foto: Um M-113 atravessando terreno difícil. Acompanhar tropas nessas condições requer veículos com igual mobilidade, algumas vezes sobre lagartas. (Foto de André Monteiro).
Foto: Um M-113 atravessando terreno difícil. Acompanhar tropas nessas condições requer veículos com igual mobilidade, algumas vezes sobre lagartas. (Foto de André Monteiro).
Base histórica:
Desde a segunda guerra mundial começou-se a usar veículos blindados para transportar pessoal de saúde e feridos, isto proporcionava alguma proteção aos dois grupos em relação ao fogo do combate. Porém mesmo estes veículos eram algumas vezes vítimas deste fogo como no caso do M3 half-track do médico do 4o. CLY, um dos primeiros veículos a ser atingido pelo grupo de Michael Wittman na batalha por Villers-Bocage em 1944 na normandia.
O M-577 é uma variante do M-113 produzido pela FMC como posto de comando móvel. Suas difrerenças externas em relação ao M-113 são um compartimento destinado aos fuzileiros mais alto e um gerador colocado externamente ao lado da escotilha do motorista.
A altura do M-577 fazia com que este fosse muito mais adaptável ao socorro em campo de combate do que o M-113 regular, pois além de permitir o transporte de maior número de feridos, permitia que a tripulação ficasse de pé no seu interior o que facilitava o manejo destes feridos. A grande rampa traseira também facilitava a entrada e saída destes do veículo.
Seu interior foi adaptado para o transporte de até seis macas em racks nas laterais, ao invés das mesas características do M-577 posto de comando. Estes veículos receberam a denominação de "Field aid stations".
A principal modificação externa foi a colocação de um suporte para uma M-60 ou Browning M2 .50 na escotilha superior para prover proteção ao veículo.
Quando procuramos referências fotográficas sobre o M-577 Field aid station, encontramos fotos de principalmente duas unidades o 3/5cavalry "Black knights"da 9th Infantry Division "Old reliables" e do 11th ACR (Armored cavalry regiment).
A 9th Infantry Division foi criada como 9th Division na 1a Guerra Mundial, mas só foi utilizada na 2a Guerra e no Vietnam. Foi desativada em 1991.
Já o 11th ACR foi constituído em 2 de fevereiro de 1901 como 11th Cavalry Regiment e teve participação nas guerras Filipino-americana, 2a Guerra Mundial, Vietnam, Operação Desert storm e Operação Iraqi freedom. Cumpriu missões também durante a Guerra fria.
O 11th ACR serve também de força opositora para treinamento do Exército americano, Fuzileiros navais e Guarda nacional.
Em 1968 no Vietnam era comandado pelo Coronel George S. Patton (filho do Gen. George Patton).
Nesta campanha foi dada ênfase no uso do M-113 em um ambiente de contra-insurgência. O 11th ACR realizou as chamadas missões "search and destroy" (reconaissance in force).
Esta foi a unidade escolhida como base para o modelo devido a este histórico.
Foto: Um M-577 Field Aid Station do 11th ACR no Vietnam.
O M-577 é uma variante do M-113 produzido pela FMC como posto de comando móvel. Suas difrerenças externas em relação ao M-113 são um compartimento destinado aos fuzileiros mais alto e um gerador colocado externamente ao lado da escotilha do motorista.
A altura do M-577 fazia com que este fosse muito mais adaptável ao socorro em campo de combate do que o M-113 regular, pois além de permitir o transporte de maior número de feridos, permitia que a tripulação ficasse de pé no seu interior o que facilitava o manejo destes feridos. A grande rampa traseira também facilitava a entrada e saída destes do veículo.
Seu interior foi adaptado para o transporte de até seis macas em racks nas laterais, ao invés das mesas características do M-577 posto de comando. Estes veículos receberam a denominação de "Field aid stations".
A principal modificação externa foi a colocação de um suporte para uma M-60 ou Browning M2 .50 na escotilha superior para prover proteção ao veículo.
Quando procuramos referências fotográficas sobre o M-577 Field aid station, encontramos fotos de principalmente duas unidades o 3/5cavalry "Black knights"da 9th Infantry Division "Old reliables" e do 11th ACR (Armored cavalry regiment).
A 9th Infantry Division foi criada como 9th Division na 1a Guerra Mundial, mas só foi utilizada na 2a Guerra e no Vietnam. Foi desativada em 1991.
Já o 11th ACR foi constituído em 2 de fevereiro de 1901 como 11th Cavalry Regiment e teve participação nas guerras Filipino-americana, 2a Guerra Mundial, Vietnam, Operação Desert storm e Operação Iraqi freedom. Cumpriu missões também durante a Guerra fria.
O 11th ACR serve também de força opositora para treinamento do Exército americano, Fuzileiros navais e Guarda nacional.
Em 1968 no Vietnam era comandado pelo Coronel George S. Patton (filho do Gen. George Patton).
Nesta campanha foi dada ênfase no uso do M-113 em um ambiente de contra-insurgência. O 11th ACR realizou as chamadas missões "search and destroy" (reconaissance in force).
Esta foi a unidade escolhida como base para o modelo devido a este histórico.
Foto: Um M-577 Field Aid Station do 11th ACR no Vietnam.
Modelo:
O modelo escolhido é o da Tamiya, construído com as modificações do suporte para metralhadora descrito e a opção da escotilha superior aberta o que significou a construção do fecho e da alça interna da escotilha.
Foto: A montagem básica do modelo ainda sem as modicações propostas.
Foto: As modificações descrita na parte superior do modelo.
Por questão de disponibilidade usei uma Browning M2 .50 e não a M-60. As únicas fotos que encontrei desta arma nos M-577 são da excelente coleção de Jerzy Krzeminki no Flickr.
A pintura escolhida foi o olive drab sólido (Revell 46). Neste modelo iniciei uma nova técnica que foi a pintura dos anéis de borracha das rodas de apoio com canetas da marca POSCA, o que facilitou sobremaneira o trabalho (www.posca.com.br).
Foi adicionada a cruz vermelha em suas laterais como visto nas fotos de referência e algum material que o identifique como ambulância como as macas e trens diversos.
Referências:
Foss, Christopher E. The illustrated encyclopedia of world's tanks and fighting vehicles. London. Salamander books. 1977.
https://en.wikipedia.org/wiki/M113_armored_personnel_carrier
http://www.flickr.com/photos/zippo132 (Coleção de fotos de Jerzy Krzeminki)
O modelo escolhido é o da Tamiya, construído com as modificações do suporte para metralhadora descrito e a opção da escotilha superior aberta o que significou a construção do fecho e da alça interna da escotilha.
Foto: A montagem básica do modelo ainda sem as modicações propostas.
Foto: As modificações descrita na parte superior do modelo.
Por questão de disponibilidade usei uma Browning M2 .50 e não a M-60. As únicas fotos que encontrei desta arma nos M-577 são da excelente coleção de Jerzy Krzeminki no Flickr.
A pintura escolhida foi o olive drab sólido (Revell 46). Neste modelo iniciei uma nova técnica que foi a pintura dos anéis de borracha das rodas de apoio com canetas da marca POSCA, o que facilitou sobremaneira o trabalho (www.posca.com.br).
Foi adicionada a cruz vermelha em suas laterais como visto nas fotos de referência e algum material que o identifique como ambulância como as macas e trens diversos.
Referências:
Foss, Christopher E. The illustrated encyclopedia of world's tanks and fighting vehicles. London. Salamander books. 1977.
https://en.wikipedia.org/wiki/M113_armored_personnel_carrier
http://www.flickr.com/photos/zippo132 (Coleção de fotos de Jerzy Krzeminki)
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